Formação de Auxiliar em Capelania Prisional

A Formação de Auxiliar em Capelania Prisional é uma capacitação promovida pela ACCAP – Associação Cristã de Capelania e que visa formar auxiliares para que trabalhem em prisões, penitenciárias e com as famílias dos apenados.

Descrição do curso

A Capelania é destinada àqueles que desejam exercer o ministério cristão de cuidado, evangelização, aconselhamento e discipulado fora dos muros da Igreja (templos) nas várias instâncias e instituições que compõem a sociedade, como por exemplo o sistema penitenciário.

Seu escopo se encontra no âmbito da Teologia Prática e faz parte da ação eclesial, sendo que também faz interface com outras áreas do conhecimento que lhe são próximas, mas mesmo assim não lhe usurpam suas principais características.
Essas características pressupõem a assistência religiosa em cadeias, penitenciárias e instituições ligadas àos sistemas prisionais e também aos presos.

Sendo o seu fazer descrito como dar consolo e aconselhamento, dar estímulo ou orientações a pessoas que enfrentam perdas, crises ou depressão. Isto em situações de enfermidades, conflitos interiores, problemas emocionais, tensões interpessoais que podem ser acompanhados através da assistência espiritual pelos capelães.

O enfoque do curso é bíblico, teológico e prático.

Estudo do desenvolvimento do trabalho de cuidado e assistência espiritual realizado nos presídios e penitenciárias que se estende para o conhecimento do perfil dos internos, egressos e suas famílias. Conceituação da Missão e Evangelização em prisões. Aspectos legais do trabalho em prisões por parte do Capelão/Capelã; a igreja na prisão, seus desafios e desdobramentos.

Público Alvo

Todas as pessoas que desejam se capacitar para exercer a função de Capelão/Capelã nas diversas instituições possíveis, aproveitando as oportunidades e respeitando os seus contextos.

Pré-Requisito

O curso é online, portanto além do grau mínimo de alfabetização e que tenha condições de acompanhar os estudos nas apostilas e completar as avaliações escritas, demonstrando assim, aptidão para integrar a equipe de Capelania Prisional, será necessário ter acesso a internet, com uma boa banda larga e que saiba acessar sites na web e interagir com sistemas online.

O aluno deve ser recomendado pela sua igreja de origem com carta de recomendação assinada pelo pastor ou será necessária uma avaliação prévia com a Coordenadora do Curso, Profa. Auriciene Lidório.

Disciplinas

O curso é composto por 2 (duas) disciplinas com 36 horas cada e estágio supervisionado designado pela coordenação do curso. Que estão divididas da seguinte forma:

> Fundamentos da Capelania
> Capelania Prisional
> Estágio prático supervisionado

Funcionamento do Curso

O curso será realizado na modalidade online, com exposição teórica de conteúdo e orientações práticas, com conteúdo próprio do curso e materiais de apoio adicionais, além de vídeos e materiais instrucionais.

Durante os módulos será oferecido ao estudante a possibilidade de supervisão avançada, feita com encontros com a Profa. Psi. Auriciene Lidório para discussão de casos de atendimento que o estudante estiver envolvido.

É ofertado um encontro online (via Skype) com a Profa. Psi. Auriciene Lidório que deverá ser agendado entre o/a aluno/a e a professora.

Investimento

O investimento mensal no curso é de R$ 220,00 (duzentos e vinte reais) durante 4 (quatro) meses.

Esse valor pressupõe as disciplinas e o acompanhamento de supervisão durante os 4 meses do curso.

Inscrições

Para fazer sua inscrição, clique no link abaixo:

Inscreva-se Formação de Auxiliar em Capelania Prisional

Comentário com o Facebook